• R. Forte do Rio Branco, 31 - Parque São Lourenço, São Paulo - SP, 08340-140

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)

500/Grand Siena 1.4 8V Fire 12/… | Dobló 1.4 8V 10/… | Palio/Siena/Strada/Punto/Idea/Uno 1.0/1.4 8V 08/…

O tensionador da correia dentada com mola dos motores Fire tem posição correta de montagem (Fig. 01). Caso o tensionador seja montado de forma incorreta (Fig. 02), a porca não vai assentar corretamente no tensionador e não será possível realizar seu tensionamento. Além disso, o tensionamento deve ser feito no sentido anti-horário, caso contrário, o tensionador pode entrar em contato com parte fixa do cabeçote, bloqueando seu movimento (Fig. 03) e causando danos à correia e possível perda de sincronismo.

Posição Correta

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)
Figura 1

Posição Incorreta

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)
Figura 2

Marcas de contato entre a correia e o tensionador com seu movimento bloqueado

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)
Figura 3

ATENÇÃO! Tensor da correia dentada: Fiat motor Fire 8V

Neste motor temos um pino um pouco abaixo da engrenagem da bomba d’agua que pode facilmente interferir na colocação da correia (Fig. 04). Qualquer desatenção durante a colocação da correia pode fazer com que ela seja colocada sobre esse pino. Caso isso ocorra, ocasionará danos ao motor (Fig. 05). Como isso é possível de ser realizado, deve ser sempre verificado se a correia está passando por todos os componentes do sistema corretamente, até mesmo no sistema de sincronismo.

Posição Correta

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)
Figura 4

Posição Incorreta

MOTOR FIAT FIRE EVO 1.0/1.4 8V (R4460)
Figura 5
Translate »